MILAGRE DOS PEIXES AO VIVO
Filmado em maio de 1974 no Teatro Municipal de São Paulo e no Anfiteatro da USP
Em 1974, depois de gravar o primeiro álbum do Clube da Esquina, Milton Nascimento emergia para o sucesso retumbante com uma série de apresentações públicas que marcariam a definitiva e radical transformação qualitativa em sua carreira.
O show
Milagre dos Peixes, realizado e gravado
ao vivo no Teatro Municipal de São Paulo, com uma Orquestra Sinfônica
regida pelo Maestro Paulo Moura, arranjos escritos por Paulo Moura e
Wagner Tiso, além do conjunto Som Imaginário, que tradicionalmente
acompanhava Milton, estabeleceu um marco no showbiz brasileiro.
Orquestra Sinfônica regida por Paulo Moura
Com duas câmeras, um gravador Nagra e uma pequena equipe de produção, documentaram o reencontro de Bituca com velhos amigos, passeios por locais pitorescos e caminhadas pelo centro de São Paulo nos intervalos dos ensaios e de entrevistas com a imprensa, além das apresentações no Teatro Municipal e de um espetáculo ao ar livre na concha acústica da USP. Uma cópia de trabalho de 33 minutos correu mundo e foi exibida no Centro Pompidou, em Paris, em Cuba e em universidades americanas, além de ter sido apresentada diversas vezes no Brasil. O Brasil não se transformou no país sonhado pela maioria das pessoas que compareceram à apresentação de Milton Nascimento e do Som Imaginário no Anfiteatro da USP, em maio de 1974, na cidade de São Paulo. O documentário Milagre dos Peixes ao Vivo procurou preservar o maior número de sons e imagens registrados na época, para que as novas gerações – ao conhecer melhor o nosso passado – possam aperfeiçoar o seu legado. Para conhecer melhor a história deste filme, leia o livro Milagre dos Peixes ao Vivo - o livro do filme, que pode ser encontrado em: http://www.guesaaudiovisual.com/Livros/Livros.html
FICHAS TÉCNICAS
Equipe de produção (1974)
Direção de fotografia e câmera: José Sette de Barros Filho
Câmera
de segunda unidade: Errol Sasse
Som
direto: Geraldo Veloso
Direção: Sérvulo Siqueira e Márcio Borges
Tempo: 33’
Equipe de
pós-produção e finalização (2018)
Correção de cor: Brauner Machado
Abertura e pós-sincronização: Isadora Hertz
Tratamento de áudio: Bruno Tavares
Produção executiva: Helena Falcão
Direção e montagem: Sérvulo Siqueira
Tempo: 72’
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